Como a internet está mudando o cérebro humano | Arquitetura de Informação

Como a internet está mudando o cérebro humano

Posted on janeiro 26, 2011 by Fabricio Teixeira

(Se você está lendo este post via RSS e o vídeo não aparecer aí em cima, veja-o no blog)

Mais um vídeo garimpado do Big Think. Segundo Nicholas Carr, autor do livro The Big Switch, a internet está mudando a forma como o cérebro humano se relaciona com o consumo de informação. À medida em que nos adaptamos ao ambiente da internet – esse ambiente super populado e repleto de distrações – nosso cérebro adquire novas habilidades e acaba perdendo outras.

Estudos mostram que o uso frequente das mídias digitais aumenta nossa habilidade de visão, de distinguir novos padrões e de perceber quando muitas coisas acontecem simultaneamente em uma única tela.

Mas ao mesmo tempo, esse novo hábito de consumir informações paralelas faz com que percamos o foco e a capacidade de prestar atenção com profundidade a uma única tarefa. Isso influencia também nossa habilidade de armazenar informações, o que acaba enfraquecendo nossa memória.

Segundo ele, o ser humano está perdendo a capacidade do “solitary thinking”. A web força as pessoas a utilizarem o scanning, o multitasking – e a deixarem de lado o pensamento em profundidade. Os sintomas incluem também adaptações físicas: novos neurônios são formados e os neurônios que já existem adquirem novas terminações nervosas por causa desses novos hábitos.

A boa notícia é que o cérebro humano tende a aperfeiçoar aquilo que ele faz com frequência. Será que a internet está formando apenas uma geração de craques em usar a internet?

viaComo a internet está mudando o cérebro humano | Arquitetura de Informação.

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *