De olhos bem abertos | Arquitetura de Informação

De olhos bem abertos

Posted on março 31, 2011 by Fabricio Teixeira

“Lá na ala da Psicologia da Universidade de Newcastle tem um cantinho do café. Aquela formação clássica: uma garrafa térmica de café, outra de leite, outra de chá. E uma tabelinha com os preços. E também uma caixinha para deixar o pagamento. É assim que funciona o cafezinho por lá, há muitos anos.”

Tudo na base da confiança.

Daí fizeram o seguinte teste: durante 10 semanas colocaram diferentes quadros na parede do café. Em uma semana, colocavam um quadro com flores. Na semana seguinte, colocavam uma foto de close de olhos humanos.

Quando compararam o valor arrecadado nas semanas “quadro com flores” com o valor das semanas “olhos humanos”, quais foram os resultados? A quantidade de dinheiro deixada na caixinha era até 3 vezes maior nas semanas em que havia alguém olhando (mesmo que esse alguém fosse apenas um par de olhos em uma fotografia).

Gráfico com o dinheiro arrecadado semana a semana

Via Update or Die.

Associações rápidas:

Esse é um bom lembrete de o quanto o Visual Design influencia na taxa de conversão de um sistema. Placeholders no lugar das imagens agilizam o trabalho do arquiteto. Mas na hora de testar, nada como ter imagens semelhantes às que serão usadas no layout final da interface.

“Deixar o dinheiro na caixinha” é normalmente um ato solitário. É o comportamento do “usuário” quando ninguém está por perto. Qualquer semelhança com o ato de navegar em um site não é simples coincidência.

Só como curiosidade: reparem que quanto mais estranho/intenso o olhar, mais dinheiro foi arrecadado. Não, isso não quer dizer que imagens bizarras funcionam melhor. Você entendeu. Use isso a seu favor.

Isso me lembrou de uma apresentação que foi publicada aqui no blog há um tempo, onde fizeram um exercício comparativo de eyetracking. Reparem na diferença de onde o olhar da pessoa permanece por mais tempo (área avermelhada) em uma foto e em outra. E só mudaram a posição dos olhos da modelo.

Diferentes versões de um mesmo anúncio

Resultados do eyetracking

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