Mais engajamento, Menos bla bla blá…

Blá blá blá… isso é o que eu mais escuto nas Redes Sociais, principalmente no Facebook. E o que eu quero dizer com blá blá blá são todas aquelas informações inúteis, não pensadas, não planejadas que não levam você a absolutamente nada. Nem divertir, nem informar, nem evoluir… o mais puro e puríssimo blá blá blá.

Para piorar, tem quem curta todo esse blá blá blá e isso engana muuuuito mais gente. E para cortar logo essa onda e tirar você desse buraco, basta prestar atenção nos seguintes números da mega sena: 25-1-5.

O 25 é para você lembrar que 0,25% deve ser a média de interação do seu público nos conteúdos da sua fan page. O 1 representa o 1% que deve ser seu record de participação quando o conteúdo é realmente fantástico. E o 5… são os 5% de engajamento para ações que envolvem mimos, brindes ou presentes.

 

Entendeu? Então ache agora que Fan page com 100 mil fãs, consegue manter 250 likes / comentários em média por post, 1 mil para os conteúdos super bacanas e 5 mil quando o assunto é promos ou brindes. E pode tentar Coca Cola, Red Bull e até as Casas Bahia. Procure e depois vai ver como nessa mar de conteúdo, o que tem mesmo é muito blá blá blá.

E para ajudar a mudar esse papinho… aqui vão 5 dicas práticas do que fazer para engajar e começar a transformar audiência em público, público em pessoas, pessoas em alguém que queira comprar:


Aprenda o básico do Facebook… Use sempre linguagem proativa, como se fosse uma conversa. Atualizações com 80 caracteres (ou menos) possuem taxas de engajamento 27% vezes MAIORES que atualizações maiores. Atualizações que terminam com uma simples perguntam recebem 15% mais engajamento. Imagens são o conteúdo com maior interação. Anotou?

  1. Lançamento bacanas e novidades da marca para o público cativo é sempre um dos melhores presentes. Antes de todos, que tal eles serem sempre os primeiros a saber? Invista em perguntas, segredinhos, making off…  valorize seu público e faça ele se mexer.
  2.  Humor… Ah o humor… Iônico, amargo, escrachado ou o que preferir… vincular sua marca com sacadinhas de humor torna seu conteúdo mais leve e viral. Saiba qual o mote da sua marca ou produto e use. Crie, recrie e ache seu lugar ao sol.
  3. Quer mais? Promos, promos e mais promos. Promoções é um mantra para gerar buzz. Lembre que promoções constantes acostumam o público a voltar, interagir e compartilhar. Por exemplo, mini concursos, com pequenas competições diárias, são super bacanas. Que tal quem enviar a melhor foto com seu produto ganha um brinde promocional? Mas lembre, você quer vender, seja inteligente em como fazer tudo isso levar a interação e mais vendas.
  4. Por fim, estamos aqui para beber ou para conversar? Então onde estão os links para seus produtos com opção de comprar? Onde estão os descontos, cupons de 10%-30% para fãs, ou quem sabe o outlet da marca? Lembre de ser leve nas postagens, com benefício claro, direto e real.

Parece tão óbvio e simples fazer tudo acontecer. Será? Olhe de perto o conteúdo da sua fan page…  Se 80% do seu conteúdo não está em uma das 5 dicas acima, pare com esse blá blá bla que meu like tem mais o que fazer.

 

Artigo por:

Iuri Brito. O @GoUp no Twitter, é publicitário, mestre em planejamento, fundador da agência digital prumos.com e prêmio Talento Empreendedor. Hiperativo, vive hoje em New York e São Paulo.

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