Páginas verdes | Arquitetura de Informação

Páginas verdes

Posted on março 11, 2008 by Silvia Melo

Se você acha que já tem preocupações demais para a construção de uma página na web – usabilidade, interatividade, acessibilidade, criatividade – esteja preparado para mais uma do mesmo sufixo: sustentabilidade.

Steve Souders, membro da equipe de “desempenho” do Google e autor do livro “High Performance Websites”, fez as contas do quanto a Wikipedia, um dos 10 sites de maior audiência da internet mundial, emite de gás carbônico por ano: entre 226 e 456 kg. Parece pouco, mas se for levar em conta que estes são os números de uma única página, a preocupação está longe se ser uma “ecochatisse”.

E o que exatamente faz com que esse site seja tão “poluente”? De acordo com Souders o número elevado de requisições ao servidor para trazer imagens de logotipos e menus que não são trocados com freqüência, por exemplo, é um dos vilões do alto consumo de energia e, conseqüentemente, de emissão de CO2.

Um exemplo interessante de como tornar uma página mais “verde” é o Blackle, a versão negra do Google criada pela Heap Media. Enquanto no buscador tradicional o consumo de energia é de 74 watts, no ecológico a quantia cai para 59 watts.

Blackle

Para medir a emissão de gases poluentes de seu website instale o CO2 Stats, disponível nas versões paga e gratuita.

SAIBA MAIS

Black Google Would Save 750 Megawatt-hours a Year

How green is your web page?

CO2 Stats

Blackle

viaPáginas verdes | Arquitetura de Informação.

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *