Mobile first
Posted on junho 4, 2010 by Fabricio Teixeira
Luke Wroblewski defende em seu blog a ideia do “Mobile First”.
A ideia é simples e o argumento também: desenhe sua solução primeiro para mobile, depois para desktop. Esse exercício forçará o seu poder de síntese ao máximo e, ao transportar para a versão desktop do site, você já terá limado o excesso de conteúdo.
Segundo ele, o excesso de informação em grande parte dos sites se dá porque é relativamente fácil adicionar conteúdo na versão desktop.
“O mobile não deixa espaço para nenhum conteúdo de relevância duvidosa. Você precisa saber o que realmente importa. Para fazer isso você precisa conhecer bem os seus usuários e o seu mercado.”, afirma Luke.
Ele ainda dá um exemplo de site construído dessa forma:
Web first
Mobile first
Luke W. ainda lança outros argumentos para essa metodologia “mobile first”:
O mercado mobile está explodindo. A quantidade de usuários que transfere dados pelo celular triplicará até 2013.
A versão mobile te força a ter foco. Afinal, são apenas 320 pixels de largura para você brincar.
Mobile expande suas capacidades técnicas: GPS, user orientation, multi-touch, acelerômetro etc.
Os argumentos são interessantes, mas penso que não é sempre que vale a pena começar desta forma.
E você? Acha que funciona?