O lorem ipsum pode atrapalhar sua vida | Arquitetura de Informação

O lorem ipsum pode atrapalhar sua vida

Posted on maio 13, 2010 by Fabricio Teixeira

Esses dias li mais um daqueles artigos que criticam o uso do lorem ipsum e mostram exemplos de como os textos de marcação podem comprometer a implementação de determinada tela.

Segundo o artigo, quando usamos lorem ipsum perdemos a referência da quantidade de texto necessária para explicar uma ideia. Este artigo de Thomas Baekdal dá um ótimo exemplo de mau uso do lorem ipsum.

Vejam como fica a tela:

1. No fantasioso mundo do lorem ipsum

2. Na hora em que o conteúdo real é aplicado

3. Depois daquela gambiarra feita de última hora

Se pensarmos apenas na praticidade e na questão estética, realmente o lorem ipsum é a melhor solução. É rápido, visualmente muito próximo de um texto real em português e excelente quando não se tem ideia de qual será o conteúdo final do site. Mas em projetos onde o conteúdo é o protagonista, não dá pra confiar plenamente no “olhômetro” na hora de reservar o espaço para o texto.

By adding Lorem Ipsum to the design you are essentially dressing your king before you know his size.

(daqui)

Mas então, o que fazer?

Cada um tem sua opinião sobre o tal lorem ipsum. Pelo sim, pelo não, ficam aqui algumas recomendações baseadas em experiências anteriores:

Escreva textos reais

Em 10 minutos você escreve alguns bons parágrafos sobre o assunto que aparecerá na página. Não é difícil. Primeiro porque você já está com o assunto na cabeça. Segundo porque o texto não precisa ser bonito, consistente, gramaticalmente revisado e nem conter rimas ricas e/ou preciosas. E claro, você sempre pode usar uma ou duas linhas de lorem ipsum quando der aquela travada.

Dê três exemplos diferentes

Se o template que você está desenhando conterá um texto dinâmico, vale a pena gastar mais uns 15 minutos e criar outros exemplos de aplicação de texto. Se está desenhando uma página de notícias, escreva três exemplos distintos, com tamanhos diferentes entre si e com variações nos conteúdos multimídia.

Seja sincero

Porque convenhamos, é fácil roubar no jogo e fingir que todas as notícias do seu portal terão três parágrafos de quatro linhas cada. E que todas terão duas imagens horizontais de 500 pixels de largura. Então é melhor ser sincero com você mesmo e com sua equipe de desenvolvimento e já prever, logo de cara, os cenários mais absurdos possíveis.

Acompanhe o trabalho do redator

Nas páginas onde o texto é estático, normalmente haverá um redator responsável em escrevê-lo. Além de conversar com ele antes de fazer o wireframe (se isso for possível), acompanhe-o durante e depois do texto ser escrito. É muito comum que o redator estenda o seu lorem ipsum em duas linhas, o revisor em mais duas e que o programador de interface quebre as linhas 15 pixels antes do que você estava imaginando. O resultado pode ser problemático – tanto visualmente quanto pelo excesso de conteúdo nas telas onde você sabe que o usuário não terá vontade de ler.

Faça ajustes

Não tenha receio de ajustar depois de pronto. Quando o arquiteto de informação está próximo do time de desenvolvimento, fica fácil identificar telas problemáticas e corrigi-las antes de entrar no ar – ou mesmo depois. É melhor correr para ajustar de última hora do que ficar com aquela aberração no ar. Fora que já vi (e já ouvi muita gente dizer que viu) sites publicados com lorem ipsum, seja por distração ou por desespero.

Um dos motivos para o lorem ipsum ser usado há décadas nas publicações impressas é porque lá é mais fácil saber quanto conteúdo cabe em uma página e também porque o hábito do consumidor é outro. Em geral, na internet lê-se menos, com menos atenção e com mais pressa. Sempre que possível eu deixo o lorem ipsum de lado e treino o meu lado redator. Você valoriza o trabalho, apresenta uma tela mais realista para o cliente e ainda evita os problemas de implementação. Uma pena que nem sempre é possível.

viaO lorem ipsum pode atrapalhar sua vida | Arquitetura de Informação.

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *