Se o meu mouse falasse
Posted on julho 23, 2010 by Fabricio Teixeira
No último dia 20 o Google obteve uma patente para “relevância de busca orientada pelo cursor do mouse” (Cursor-Driven Search Relevancy). A ideia é monitorar o movimento do ponteiro do mouse para entender o que é mais ou menos relevante no conteúdo de uma página. Com base nisso, segundo o Google, é possível ser mais certeiro na hora de classificar a relevância dessas páginas em uma busca.
O argumento do Google é que normalmente o usuário move o ponteiro do mouse para a região da página onde está a informação procurada – ou pelo menos próximo a ela. E se o usuário está lendo o conteúdo, existe a tendência do mouse estacionar ali por um tempo. No fim, esses pequenos movimentos do mouse durante a navegação podem se tornar insumo para avaliar o interesse ou desinteresse do usuário por determinado conteúdo da página.
Segundo a empresa, esse tipo de métrica ajuda ainda a resolver o problema do atual click-through rate, já que os usuários não necessariamente precisam clicar em um link para obter a informação que estão procurando – ela pode já estar visível na página.
Na prática, significa que o Google agora pode monitorar o seu mouse.
Pausa dramática.
Nada foi anunciado quanto à implementação desse monitoramento. Mas é fato que o Google está investindo em avanços para suas tecnologias de buscas (vide o Google Caffeine e a recente aquisição da Metaweb), uma vez que o market share do Yahoo! e da Microsoft vêm crescendo nos últimos meses.
E então, o que você acha?
Inteligente? Overrated? Sensato? Promissor? Futurista?
E no iPhone? E no iPad? E quando o mouse acabar?