Algumas dicas de Acessibilidade | Arquitetura de Informação

Algumas dicas de Acessibilidade

Posted on novembro 3, 2010 by Fabricio Teixeira

Há alguns dias o ThinkVitamin lançou uma série de vídeos-tutoriais sobre acessibilidade e sobre como deixar o seu site acessível.

Ao contrário do que muita gente pensa, cuidar da acessibilidade de um site não significa apenas torná-lo navegável para pessoas cegas. Existe uma série de medidas simples que podem evitar dificuldades de navegação pelos mais diversos públicos: pessoas que lêem mais devagar, pessoas com dificuldades em usar o mouse, pessoas com problemas de visão, pessoas idosas, pessoas que utilizam outros dispositivos para navegar em seu site, pessoas com problemas de audição, entre outras.

Repeti propositalmente a palavra “pessoas” para evitar o distanciamento causado pelo termo “usuários”. Acessibilidade é pensar cada vez mais em indivíduos e evitar a generalização emburrecedora.

Abaixo algumas dicas sobre Visão:

(Se você está lendo este post por RSS e o vídeo não abrir, assista-o no blog)

Daltonismo

O daltonismo vermelho/verde atinge cerca de 7% dos homens nos EUA, algo em torno de 10,5 milhões de pessoas no país – imagine no mundo. Existe também o daltonismo completo, onde a pessoa enxerga tudo em escala de cinza. Criar um layout à prova de daltonismo é um grande desafio para os designers, mas a solução é bastante simples: testar o seu layout em grayscale em algum software de edição de imagens, como o Photoshop. O vídeo ainda dá alguns guidelines interessantes, como “não confie somente nas cores para separar blocos de conteúdo”.

Baixa visão

É a visão reduzida mesmo quando o indivíduo utiliza óculos ou lentes de contato. Algumas das patologias que podem causar a baixa visão são: catarata, glaucoma, miopia, degeneração macular da idade, retinopatia causada por diabetes, retinose. Tais problemas acarretam em uma baixa percepção de luz, visão nublada ou visão desfocada.

Exemplo de imagem vista por uma pessoa com Catarata

Evite tamanhos de fonte absolutos

Ainda é um pouco complicado fazer com que seu layout seja ajustável a todas as resoluções, mas algo que você pode fazer é permitir que o texto corra livremente pela estrutura da página, usando tamanho de fonte relativo (e não absoluto). Dessa forma, quando o usuário aumentar o tamanho do texto, o site não aparecerá desconfigurado.

Evite utilizar texto em imagens

Sempre que possível, substitua os textos que aparecem nas imagens por textos de sistema. Isso porque muitas pessoas navegam utilizando leitores de tela, ou mesmo para evitar que esse texto fique ilegível em resoluções/dispositivos diferentes daquela em que você mesmo costuma visualizar o seu site.

Exemplo de logotipo que utiliza texto dentro da imagem

Evite textos que se movem ou piscam

Pessoas com baixa visão normalmente lêem em um ritmo mais lento do que as outras pessoas. Por isso, vale a pena evitar textos em “marquee” (como normalmente são exibidos os indicadores da bolsa de valores) ou textos que trocam com uma frequência muito rápida.

O blog também lançou alguns vídeos que exemplificam como aplicar essas e outras medidas durante o processo de trabalho:

viaAlgumas dicas de Acessibilidade | Arquitetura de Informação.

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *