Como a internet está mudando o cérebro humano
Posted on janeiro 26, 2011 by Fabricio Teixeira
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Mais um vídeo garimpado do Big Think. Segundo Nicholas Carr, autor do livro The Big Switch, a internet está mudando a forma como o cérebro humano se relaciona com o consumo de informação. À medida em que nos adaptamos ao ambiente da internet – esse ambiente super populado e repleto de distrações – nosso cérebro adquire novas habilidades e acaba perdendo outras.
Estudos mostram que o uso frequente das mídias digitais aumenta nossa habilidade de visão, de distinguir novos padrões e de perceber quando muitas coisas acontecem simultaneamente em uma única tela.
Mas ao mesmo tempo, esse novo hábito de consumir informações paralelas faz com que percamos o foco e a capacidade de prestar atenção com profundidade a uma única tarefa. Isso influencia também nossa habilidade de armazenar informações, o que acaba enfraquecendo nossa memória.
Segundo ele, o ser humano está perdendo a capacidade do “solitary thinking”. A web força as pessoas a utilizarem o scanning, o multitasking – e a deixarem de lado o pensamento em profundidade. Os sintomas incluem também adaptações físicas: novos neurônios são formados e os neurônios que já existem adquirem novas terminações nervosas por causa desses novos hábitos.
A boa notícia é que o cérebro humano tende a aperfeiçoar aquilo que ele faz com frequência. Será que a internet está formando apenas uma geração de craques em usar a internet?
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