Mitos, conservadorismos e outras bobagens | Arquitetura de Informação

Mitos, conservadorismos e outras bobagens

Posted on julho 5, 2010 by Fabricio Teixeira

“Construa seu website baseado em evidências, não em falsas crenças!”

É esta a frase que apresenta o site UX Myths, um blog que se propõe a desvendar mitos e confusões recorrentes quando se fala de Arquitetura de Informação ou User Experience. Os autores, dois arquitetos de informação húngaros, já escreveram uma lista bem interessante.

Myth Busters do UX

Abaixo os meus prediletos:

Mito #2: todas as páginas devem ser acessíveis com 3 cliques

Provado em testes de usabilidade: um site com menos cliques não faz o usuário mais feliz e não necessariamente é percebido como mais rápido. Mais importante é garantir que, a cada novo clique, o usuário esteja mais distante dos caminhos que ele NÃO deseja percorrer.

Mito #3: as pessoas não rolam a página

Nos anos noventa isso fazia sentido. Agora não mais. Você não precisa espremer tudo acima da rolagem, porque as pessoas já aprenderam a descer: vide UOL, Globo.com, Flickr, Twitter. É claro, tenha sempre em mente que o conteúdo que fica acima da rolagem tem mais chances de ser visto do que as notas de rodapé.

Mito #12: mais escolhas e funcionalidades resultam em uma maior satisfação

Quanto mais possibilidades o site dá ao usuário, mais complicada é sua interface. Estudos mostram que muitas escolhas podem causar a tal “paralisia de decisão” – além de uma grande frustração, é claro.

Mito #19: você não precisa do conteúdo para desenhar um website

O tal lorem ipsum (que pode atrapalhar sua vida) ainda é um dos recursos mais utilizados pelos designers ao simular conteúdo. O problema é que ele pode criar a ilusão de que o conteúdo é secundário em lugares onde ele deveria ser rei. Segundo o site, uma página com estrutura simples e conteúdo de qualidade performa muito melhor nos testes de usabilidade do que um layout bacana com vários parágrafos de texto.

Mito #20: se funciona para a Amazon, vai funcionar para você

Quem trabalha com isso cansa de ouvir gente pedindo para usar de referência algum recurso da Amazon. Legal, eles têm excelentes features em seu site. Mas não é tudo que funciona em qualquer lugar – vide o exemplo os “costumer reviews” que ainda engatinham tanto no Brasil.

Vamos aguardar para ver o que mais aparece por lá.

viaMitos, conservadorismos e outras bobagens | Arquitetura de Informação.

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *